segunda-feira, 2 de maio de 2016

OPUS PROMOÇÕES: Empresa fundada no Rio Grande do Sul comemora quatro décadas de atividades ininterruptas no Brasil

opus40

Por Celso Loureiro Chaves


Os números são surpreendentes. Em 40 anos de atividades, a história da Opus Promoções pode ser contada através de um portfolio de mais de 13 mil eventos. Ainda mais impressionante é a conversão desses eventos em espectadores – são, até agora, 20 milhões de espectadores. 20 milhões! É como se fossem várias cidades de bom tamanho dando-se as mãos para abraçar a cultura e a arte, aproveitando programações que nunca têm sido menos do que ótimas, cobrindo várias áreas da criatividade. Músicos, atores, bailarinos, artistas de circo. Em 40 anos de trajetória, é bem possível que, destes milhões de espectadores, muitos tenham começado a aproveitar os espetáculos oferecidos pela Opus Promoções ainda crianças. Hoje, já na idade adulta, certamente levam pela mão as crianças que crescerão na companhia de outros tantos bons espetáculos nos próximos 40 anos que ainda estão por vir.

A Opus Promoções iniciou com muita modéstia, experimentando as possibilidades de um mercado que – a bem da verdade – nem existia. No entanto, a Opus Promoções, por modestos que fossem seus inícios, nunca deixou de pensar grande. Portanto, se o mercado quase nem existia, era necessário – mais do que isso, era vital – que ele fosse criado. E assim foi, de espetáculo em espetáculo, de empreendimento em empreendimento, de ousadia em ousadia, com tentativas de muitos sucessos e pouquíssimos erros. Assim correu o tempo entre 1976 e a noite de hoje. Um tempo longo de duas gerações, mas que a memória logo transforma em tempo curtíssimo, tantas são as lembranças de coisas vistas, ouvidas e aplaudidas.

Na trajetória da Opus Promoções, uma inflexão importante foi a opção quase inevitável de, além de promover espetáculos, passar também a administrar o espaço que os abriga. Isso aconteceu já neste século. Os teatros administrados pela Opus Promoções estão espalhados pelo Brasil – das nossas vizinhanças do Parque Farroupilha em Porto Alegre, com aquela jóia que é o Auditório Araújo Vianna, até os dois teatros RioMar, o de Fortaleza e o de Recife, e além. O território que vai da região Sul, onde também aparecem o Bourbon Country e o Teatro Feevale, foi percorrido por vias de São Paulo e Rio de Janeiro (os dois teatros Bradesco). Assim se chega tão longe quanto o Teatro Riachuelo de Natal, unindo os Rio Grande – o do Norte e o do Sul – sob a mesma marca da qualidade e da diversidade.

Valeu a pena pensar grande! Hoje a Opus Promoções é marca nacional na qual os profissionais da cultura e da arte confiam sem restrições, e com a qual as plateias se identificam e sabem estar em boa companhia. Não se deve esperar mais de uma empresa que comemora 40 anos bem sucedidos de trajetória brasileira. A não ser que, sim, possamos esperar mais. Pois se os números de hoje são surpreendentes, se os espetáculos foram muitos e se o público conta-se aos milhões, é possível sonhar e imaginar o que vem por aí nos anos e nas décadas que haverão de passar a partir de hoje.

Com toda a certeza, não serão poucas as surpresas que a Opus Promoções oferecerá para quem estiver disposto a ver e ouvir nos próximos 40 anos. Basta acomodar-se numa poltrona confortável de plateia e esperar. Aliás, nem será necessário esperar muito. Sendo a Opus Promoções o que tem sido e o que é, as surpresas não tardarão a chegar, sob a forma de espetáculos que, cheios de magia, com certeza ficarão na memória. E que da memória nunca mais haverão de sair.



Nenhum comentário:

Postar um comentário