Sala P. F. Gastal terá programação com David Bowie

Publicado em: quarta-feira, 20 de abril de 2016
Foto: Divulgação/PMPA

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) realiza até o dia 8 de maio uma mostra em homenagem ao artista inglês David Bowie, morto no início do ano. Com exibições apenas nas sextas-feiras, nos sábados e nos domingos, a mostra apresenta as participações mais emblemáticas do músico no cinema.

Entre os destaques, clássicos como Furyo, em Nome da Honra, do japonês Nagisa Oshima, O Homem que Caiu na Terra, de Nicolas Roeg, Fome de Viver, de Tony Scott, A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese. Na programação, também acontece a exibição do mítico filme do concerto Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, dirigido pelo grande documentarista D. A. Pennebaker, e uma edição especial do Projeto Raros com Apenas um Gigolô, dirigido por David Hemmings, que retrata a Berlim dos anos 1920 e traz Bowie ao lado das divas Marlene Dietrich, em sua última atuação no cinema, e Kim Novak. A mostra tem apoio da distribuidora MPLC e da E o Vídeo Levou. O valor do ingresso é R$ 4.

Os filmes:

Absolute Begginers ((Absolute Beginner) - Inglaterra, 1986, 100 minutos - Direção: Julien Temple
Durante os agitados anos 50, Colin (Eddie O'Connell), é um jovem londrino de 19 anos que está a procura de seu lugar no mundo. Tentando se estabelecer como um fotógrafo, ele está perdidamente apaixonado por Crepe Suzette (Patsy Kensit), uma linda modelo. Porém, seu relacionamento está estritamente ligado ao mundo da moda e a seu crescente sucesso. Exibição em DVD.

Apenas um Gigolô - (Schöner Gigolo, armer Gigolô) - Alemanha, 1978, 147 minutos - Direção: David Hemmings
Berlim, anos 20. A Primeira Guerra deixou suas marcas. O jovem Paul acaba de voltar dos combates e se dá conta de que o mundo aristocrático em que vivia mudou drasticamente. Para sobreviver, torna-se gigolô de uma rica baronesa, ao mesmo tempo em que os nazistas buscam o poder. Exibição digital

Basquiat - Traços de Uma Vida - (Basquiat) - Estados Unidos, 1996, 98 minutos - Direção: Julian Schnabel
Em 1981, Jean-Michel Basquiat passou de um desconhecido pintor de graffiti de 19 anos, que vivia nas ruas de Nova York, a um dos artistas mais controversos e famosos do mundo, pelas mãos de Andy Warhol. Exibição em DVD.

Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída - (Christiane F. : Wir Kinder vom Bahnhof Zoo)
Alemanha Ocidental, 1981, 125 minutos
Um retrato cruel e amargo de uma geração que tem no uso de drogas a sua opção de fuga e sobrevivência. Tendo de se prostituir na adolescência para sustentar seus vícios. Christiane entra numa roda de degradação e desespero e chega ao fundo do poço sem conseguir achar saída para seus problemas existenciais e a realidade que a cerca. Exibição em DVD.

Fome de Viver (The Hunger) - Estados Unidos, 1983, 150 minutos - Direção: Tony Scott
Miriam (Catherine Deneuve) e John (David Bowie) vivem juntos há séculos (literalmente): eles possuem o segredo da vida eterna e alimentam-se de sangue humano. O casal de imortais vive sofisticadamente, fazendo várias vítimas. No entanto, John repentinamente é acometido de um distúrbio celular que o envelhece em poucos segundos e vai procurar a doutora Sarah (Susan Sarandon), famosa especialista em envelhecimento.

Furyo, em Nome da Honra - (Merry Christmas, Mr Lawrence) Japão/Reino Unido, 1983, 124 minutos
Direção: Nagisa Oshima
Em 1942 a tensão toma conta de um campo de concentração na ilha de Java. O prisioneiro inglês Jack Celliers (David Bowie) provoca um conflito quando decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi (Ryuichi Sakamoto). A insolência é repudiada com violência, mas esta não consegue acabar com o orgulho e a honra do oficial inglês, o que enfurece ainda mais o capitão. Parecendo ser o único a compreender o que se passa, o também prisioneiro John Lawrence (Tom Conti), que fala japonês, tenta acalmar os ânimos. Exibição em DVD.

Labirinto – A Magia do Tempo (Labyrinth) - Reino Unido/Estados Unidos, 1986, 100 minutos
Direção: Jim Henson
Frustrada por ter de cuidar do irmão caçula enquanto seus pais estão fora, a adolescente Sarah (Jennifer Connelly) sonha em se livrar da criança, que não para de chorar. Atendendo seu pedido, o Rei dos Duendes (David Bowie), personagem de um dos livros de Sarah, ganha vida e sequestra o bebê. Arrependida, a menina terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende. Exibição em DVD.

O Homem que Caiu na Terra - (The Man Who Fell to Earth) Reino Unido, 1976, 120 minutos
Direção: Nicolas Roeg
Thomas Jerome Newton (David Bowie) é um alienígena que vem à Terra em busca da salvação de seu planeta: água. Disfarçado de empresário, ele faz uso de tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construção da nave que o levará de volta para casa. Para isso, no entanto, ele deverá sobreviver à dura competição do mundo dos negócios e às tentações terráqueas. Exibição em DVD.

Um Romance Muito Perigoso (Into The Night)  - Estados Unidos, 1985, 115 minutos
Direção: John Landis
Um marido, Ed Okin (Jeff Goldblum), que não consegue dormir enfrenta problemas conjugais e acha o emprego monótono. Ao dirigir através de Los Angeles ele socorre Diana (Michelle Pfeiffer), que está sendo perseguida por quatro iranianos que desejam seis esmeraldas de valor inestimável. Exibição digital.

Twin Peaks: Os Ultimos Dias de Laura Palmer (Twin Peaks: Fire Walk With Me) -
Estados Unidos, 1992, 135 minutos - Direção: David Lynch
Prelúdio para a famosa série de TV homônima. Vemos primeiramente as investigações do agente especial do FBI Chester Desmond no caso Teresa Banks. Então saltamos no tempo para uma semana antes do início da série, e acompanhamos todos os acontecimentos de Laura Palmer durante o eterno pesadelo até a hora de sua morte. Exibição em DVD.

A Última Tentação de Cristo - (The Last Temptation of Christ) - Estados Unidos, 1988, 164 minutos
Direção: Martin Scorsese
Jesus (Willem Dafoe) é um carpinteiro que vive um grande dilema, pois é quem faz as cruzes com as quais os romanos crucificam seus oponentes. Resumindo, Jesus se sente como um judeu que mata judeus. Vivendo um terrível conflito interior ele decide ir para o deserto, mas antes pede perdão a Maria Madalena (Barbara Hershey), que se irrita com ele, pois não se comporta como uma prostituta e sim como uma mulher que quer sentir um homem ao seu lado. Ao retornar, Jesus volta convencido de que é o filho de Deus e logo salva Maria Madalena de ser apedrejada e morta. Então reúne doze discípulos à sua volta e prega o amor, mas seus ensinamentos são encarados como algo ameaçador. É preso e condenado a morrer na cruz. Já crucificado, é tentado a imaginar como teria sido sua vida se fosse uma pessoa comum. Exibição em DVD.

Ziggy Stardust and The Spiders From Mars - Reino Unido, 1973, 90 minutos
Direção: D. A. Pennebaker
David Bowie se despede de seu inesquecível personagem Ziggy Stardust em um show histórico, captado por Pennebaker através do palco e bastidores. O impacto do trabalho de Bowie e sua performance é eternizado na cultura pop mundial. Exibição em DVD.

Zoolander (Zoolander) - Estados Unidos, 2001, 98 minutos
Direção: Ben Stiller
Achem uma saída para Derek Zoolander (Ben Stiller), três vezes eleito modelo masculino do ano. Sua cara começa a decair quando surge o hippie-chic Hansel (Owen Wilson) para roubar o prêmio. O diabólico guru da moda Mugatu (Will Ferrell) agarra então a oportunidade de transformar Derek em uma máquina mortífera. É uma bem tramada conspiração e somente com a ajuda de Hansel e alguns bem escolhidos asseclas, como Matilda (Christine Taylor) é que Derek poderá tornar o mundo mais seguro para todos os modelos masculinos. Exibição em DVD.

Programação

Domingo, 17
17h – Absolute Beginners
19h – Fome de Viver

Sexta-feira, 22
19h – O Homem que Caiu na Terra

Sábado, 23
17h – Zoolander
19h – Furyo, em Nome da Honra

Domingo, 24
17h – Basquiat - Traços de Uma Vida
19h – Twin Peaks: Os Ultimos Dias de Laura Palmer

Sexta-feira, 29
20h – Projeto Raros – Um Lago, de Philippe Grandrieux + debate com Emiliano Cunha sobre o cinema de fluxo contemporâneo

Sábado, 30
17h – Absolute Beginners
19h – Ziggy Stardust and The Spiders From Mars

Domingo, 1º de maio
17h – Labirinto - A Magia do Tempo
19h – A Última Tentação de Cristo

Sexta-feira, 6 de maio
20h – Projeto Raros: Apenas um Gigolô

Sábado, 7 de maio
17h – Um Romance Muito Perigoso
19h – O Homem que Caiu na Terra

Domingo, 8 de maio
17h – Basquiat - Traços de Uma Vida
19h – Furyo, em Nome da Honra

Outras informações
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil

Fonte: PMPA

0 comentários:

Postar um comentário