Sonata Arctica: “Os shows no Brasil serão novamente matadores”

Publicado em: domingo, 25 de janeiro de 2015


Não é de hoje que o Brasil recebe os principais shows internacionais e muitas bandas consideram não tocar em nosso país, durante uma turnê mundial, uma falha gravíssima. Se antigamente éramos preteridos, agora somos mais do que obrigação. E cumprindo parte desta obrigação, a banda finlandesa Sonata Arctica está fazendo a lição de casa e ganhando várias estrelinhas de bônus.

O grupo simplesmente está prestes a realizar uma das maiores turnês já registradas por uma banda internacional pela América Latina. Ao todo, serão 18 apresentações, sendo 10 apenas no Brasil. Tony Kakko (vocal), Elias Viljanen (guitarrista), Pasi Kauppinen (baixo), Henrik Klingenberg (teclado) e Tommy Portimo (bateria) vão cruzar o país, de Norte a Sul.

E foi justamente para falar sobre este fato que conversamos com o tecladista Henrik Klingenberg. O artista declarou que está ansioso para rever os fãs brasileiros, disse que o setlist poderá ser repleto de clássicos e músicas até então inéditas, comentou sobre o novo álbum “Pariah’s Child”, além de fazer algumas revelações sobre a carreira da banda.

Olá Henrik, muito bom falar contigo. Como estão as coisas por ai?
Henrik
: Opa, tudo está indo muito bem! Acabamos de fazer os primeiros shows de 2015 aqui na Finlândia e todos foram excelentes! Estamos ansiosos para mais um grande ano com muitos shows legais!

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sonata Arctica vem ao Brasil. Quais são as lembranças que vocês tem dos fãs brasileiros e o que vocês esperam desta longa tour?
Henrik
: Sempre tivemos ótimos shows, com públicos maravilhosos no Brasil. Acredito que novamente este será um dos destaques desta tour. A grande novidade é que desta vez vamos tocar em lugares os quais nunca estivemos antes ou pelo menos não tocávamos há muito tempo. Portanto, será uma grande experiência, conhecer lugares e pessoas novas também.

O Sonata Arctica vai se apresentar em 10 cidades diferentes e esta turnê pode ser considerada uma das maiores já realizadas por uma banda internacional em território brasileiro. Vocês já chegaram a pensar que vão cruzar o Brasil de Norte a Sul?
Henrik
: Na verdade, só percebi isso agora, mas isso só é uma motivação a mais. Com certeza será muito divertido para nós, com todas essas novas cidades...





Vocês tem uma longa e cansativa turnê pela América Latina pela frente. O que vocês geralmente fazem para manter uma turnê excitante para que não caia naquela rotina chata e entediante?
Henrik
: Às vezes, trocamos um pouco o setlist, mas a nossa força realmente vem da energia dos fãs, como eles se comportam durante a execução das músicas e de como podemos fazer um grande show juntos. A parte da viagem é, naturalmente, um pouco cansativa, mas vale a pena qualquer tipo de esforço.

Podemos esperar por um setlist especial com clássicos ou é teremos alguma surpresa?
Henrik
: Acredito que vamos ter surpresas! Estamos pensando em tocar algumas composições que ainda não apresentamos na América Latina, além das músicas do nosso novo álbum “Pariah’s Child”.

Vocês já lançaram excelentes álbuns, mas os números colocam “Pariah’s Child” entre os melhores até agora. Qual é a motivação que a banda tem para criar algo ainda melhor do que os últimos materiais como “Stones Grow Her Name”, que, assim como outros discos também ganhou disco de ouro.
Henrik
: Estamos sempre trabalhando para melhorarmos como músicos e para lançarmos álbuns melhores... Cada disco é um grande desafio e levamos isso muito a sério para que nossos fãs tenham sempre algo especial... Esta é a forma a qual nos motivamos. E prometo que daremos o nosso melhor para tornar o próximo álbum ainda melhor!!!!

Após tantos discos e mudanças de estilo, como você analisa a sonoridade do Sonata Arctica nos últimos anos?
Henrik
: Penso que já passamos por estilos diferentes e ultrapassamos limites, porém, ainda há muito mais para explorarmos. Porém, a nossa personalidade musical também não deve mudar muito... Por outro lado, há ainda novas idéias e novas aventuras musicais... Acredito que sempre estamos no caminho certo.

O primeiro single "The Wolves Die Young” parece que é uma tentativa de voltar às raízes. O que você pode dizer sobre isso?
Henrik
: Como o nosso 15º aniversário estava chegando e também fizemos um monte de entrevistas para divulgar o nosso livro, gastamos um bom tempo falando sobre o que é o Sonata Arctica e como deveria ser... E percebemos que estávamos nos esquecendo das nossas primeiras influências, do nosso passado... Então pensamos que seria uma boa idéia reviver elementos da nossa música.

“The Cloud Factory” é outra grande música com uma melodia forte e pegajosa. Você acredita que esta música pode ser tornar um clássico?
Henrik
: Sinceramente, não faço ideia! As pessoas parecem gostar dela e acho que ela caiu bem no álbum. Esta canção apareceu primeiramente durante as sessões de gravação do “Unia” e nos lembramos que o Tony tinha uma demo em algum lugar e decidimos gravá-la.





Vocês já passaram por muitos países diferentes. Qual foi a experiência mais exótica ou estranha que já viveram na estrada?
Henrik
: Há tantas coisas estranhas acontecendo ao longo dos anos, que chega a ser impossível escolher apenas uma, mas as viagens à Indonésia e China foram bem esquisitas, assim como a América Latina. Você encontra a maioria dessas histórias no nosso livro e nos documentários das tours produzidos pelo nossos vocalista Tony Kakko...

A Finlândia é um país pequeno, mas é um dos mais importantes da cena do metal mundial. Bandas como Nightwish, Sonata Arctica, Apocalyptica, The 69 Eyes, Amorphis, Ensiferum, Finntroll, Hanoi Rocks, HIM, Insomnium, Korpiklaani, Lordi, myGRAIN, Poisonblack, a finada Sentenced, Stratovarius, The 69 Eyes, To/Die/For, Turisas são do seu país. O que você pode nos dizer sobre tanto talento e criatividade, que tem influenciando muitas bandas novas?
Henrik
: A maior parte do ano está muito escuro aqui na Finlândia, então não temos muito o que fazer, a não ser passarmos muito tempo tocando juntos. Há naturalmente muitas grandes bandas na Finlândia, que ninguém nunca ouviu falar ainda também.

Quais são os planos da banda para 2015?
Henrik: Nosso foco agora é promover este novo álbum, tocar no máximo de lugares possíveis. Em seguida, tiraremos alguns meses para descansar e, em 2016, será a hora de voltar a trabalhar e fazer o próximo álbum do Sonata Arctica.

The Ultimate Music – PR gostaria de agradecê-lo pela entrevista e, por favor, deixe uma mensagem para seus fãs do Brasil.
Henrik
: Estamos muito animados para voltar ao Brasil para a nossa mais longa turnê. Podem ter certeza que serão shows matadores! Compareçam aos nossos shows! Venham curtir um verdadeiro show de heavy metal! Vejo vocês em breve!

Literalmente atolado na neve, o artista aproveitou para demonstrar que já está com saudade do calor do nosso país. Confira:




A turnê do Sonata Arctica consiste nas seguintes:
21/02 – Complexo Armazém – Fortaleza (CE)
22/02 – Clube Internacional do Recife – Recife (PE)
24/02 – Tatau Show Club – Manaus (AM)
26/02 – Mirage Eventos – Limeira (SP)
27/02 – Centro de Eventos Pedro Bortolosso – Osasco (SP)
28/02 – Aquarius Rock Bar – São Paulo (SP)
01/03 – Music Hall – Belo Horizonte (MG)
03/03 – Circo Voador – Rio de Janeiro (RJ)
05/03 – Music Hall – Curitiba (PR)
06/03 – Opinião – Porto Alegre (RS)
08/03 – El Teatro – Buenos Aires, Argentina
11/03 – Centro de Eventos Chimkowe – Santiago, Chile
13/03 – Estádio Rock and Soccer – Antofagasta, Chile
15/03 – Teatro Al Aire Libre Jaime Laredo – La Paz, Bolívia
18/03 – Discoteca Centrica – Lima – Peru
19/03 – Teatro Metropol – Bogotá, Colômbia
21/03 – Café Iguana – Monterrey, México
22/03 – TBA – Cidade de México, México

Os ingressos para todos os shows continuam à venda. Mais informações em http://dynamoprod.com.br/hotsite/sonata-arctica-2015/index.php.

Próximas divulgações THE ULTIMATE MUSIC – PR:
08/02 – Anathema – Clash Club – SP/SP
27/02 – Sonata Arctica – Centro de Eventos Pedro Bortolosso – Osasco/SP
28/02 – Sonata Arctica – Aquarius Rock Bar – SP/SP
08/03 – Epica & DragonForce – Audio Club – SP/SP
21/03 – NOFX – Via Marquês – SP/SP
28-29/03/15 – Lollapalooza – Autódromo de Interlagos - SP/SP
12/04 – Paul Di'Anno (1º vocalista Iron Maiden) – Carioca Club – SP/SP
Mais infos sobre os shows acima, acesse https://www.facebook.com/UltimateMusicPR.


Enviado por The Ultimate Music PR

0 comentários:

Postar um comentário