terça-feira, 18 de setembro de 2012

Araújo Vianna: reabre com show coletivo gratuíto

O espaço reabre em período de soft opening na próxima quinta-feira com apresentação gratuita envolvendo mais de 20 artistas locais


 Ricardo Giusti/Arquivo PMPA


O Araújo Vianna volta ao convívio da comunidade cultural da cidade em período de soft opening – temporada de ajustes. Patrocinada pela Coca Cola, a reabertura acontece no dia 20 de setembro, às 18h, com o concerto gratuito "Todas As Gerações no Araújo Vianna", envolvendo grandes nomes da música da cidade. Este show coletivo vai reunir figuras marcantes da cena musical gaúcha ligadas ao auditório dos anos 70 até hoje, representando a MPG, Música Popular Gaúcha, e a vertente pop-rock, além de uma representação do puro samba de Porto Alegre. 

São eles: Antônio Villeroy, Bebeto Alves, Carlinhos Carneiro, Charles Master, Cláudio Heinz e Júlia Barth (Replicantes), Edu K, Elaine Geissler, Gelson Oliveira, Glória Oliveira, Grupo Bom Partido, Hermes Aquino, Hique Gomez, Júlio Reny, King Jim, Nei Van Soria, Nelson Coelho de Castro, Nico Nicolaiewsky, Pas-de-Deux do Samba, Raul Ellwanger, Renan Ludwig, Tiago Ferraz, Tonho Crocco, Wander Wildner, Wilson Ney, Zé Caradípia e Elisa Furtado. A Direção Musical é de Pedrinho Figueiredo e Ray-Z. Os ingressos (gratuitos, em troca de um livro) para a apresentação começam a ser distribuídos nesta terça-feira, dia 18. 
Confira o serviço completo abaixo.

Estes músicos representam a explosão da música popular feita no Rio Grande do Sul, a partir da década de 70, com os Concertos “Vivendo a Vida de Lee”, organizados na época pela Rádio Continental 1120. Também o sucesso do rock brasileiro dos anos 80 será lembrado neste espetáculo, assim como a comunidade do samba estará presente. Na data, ainda estarão presentes os apresentadores Juarez Fonseca, Kátia Suman, Mary Mezzari e Roger Lerina.

Esta reabertura é fruto da parceria público-privada entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Opus Promoções, com patrocínio master da Operadora Oi e patrocínio especial da Coca-Cola e do grupo Zaffari.

A Opus Promoções, detentora de 75% do calendário anual do espaço pelo período de dez anos, vai gerir o espaço em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, compondo um conselho gestor com participação paritária entre os dois parceiros. Os 91 dias anuais de programação da Prefeitura terão atrações a preços populares ou mesmo gratuitos. Já estão confirmados o cantor e compositor Tom Zé, no dia 3 de outubro e um especial no dia 2 de dezembro em comemoração ao Dia Nacional do Samba.

A programação da Opus abre no dia 22 de setembro com Maria Rita cantando Elis Regina no show “Redescobrir”, e segue com Paulinho da Viola, dia 19 de outubro; Roupa Nova, dia 12; a série Concertos Comunitários Ano XV, dia 21 do mesmo mês; e Norah Jones com a “Norah Jones Tour”, dia 12 de dezembro.

Investimentos e Modificações

O custo da revitalização do Auditório foi orçado inicialmente em R$ 6 milhões. Necessidades não previstas no projeto original, como ampliação do palco, melhor tratamento acústico, instalação de câmeras de vídeo para segurança externa, entre outras modificações, elevaram o investimento para mais de R$ 18 milhões.

O Araújo Vianna também passará a ser local de inclusão social, com a transformação da Sala Radamés Gnattali em um espaço multiuso, onde será oferecida capacitação cultural através de oficinas, workshops e cursos, muitas vezes gratuitos. Também está prevista a construção do Acervo do Araújo Vianna, a fim de resgatar e preservar a história musical e a importância cultural da casa.

FICHA TÉCNICA
Todas As Gerações no Araújo Vianna

Apresentadores:
Juarez Fonseca
Kátia Suman
Mary Mezzari
Roger Lerina

SOLISTAS
Antônio Villeroy
Bebeto Alves
Carlinhos Carneiro
Charles Master
Cláudio Heinz e Júlia Barth (Replicantes)
Edu K
Elaine Geissler
Gelson Oliveira
Glória Oliveira
Grupo Bom Partido
Hermes Aquino
Hique Gomez
Júlio Reny
King Jim
Nei Van Soria
Nelson Coelho de Castro
Nico Nicolaiewsky
Pas-de-Deux do Samba
Raul Ellwanger
Renan Ludwig
Tiago Ferraz
Tonho Crocco
Wander Wildner
Wilson Ney
Zé Caradípia e Elisa Furtado

Músicos:
Diego Dias
Everson Vargas
Federico Trindade
Fernando do Ó
Gabriel Severo
Luis Henrique Tchê Gomes
Luiz Mauro Filho
Luizinho Santos
Marquinhos Fê
Rafa Schuler
Ricardo Sabadini
Rodrigo Fishmann
Toneco da Costa
Direção Musical: Pedrinho Figueiredo e Ray-Z

Apresentação: Coca Cola

SERVIÇO 
Todas as gerações do Araújo Vianna
Data: 20 de setembro [Quinta-feira] 
Horario: 18h
Local: Araújo Vianna 

End: Av. Osvaldo Aranha, 685 – Porto Alegre
Classificação: Livre
Duração: 2h30


ENTRADA FRANCA – Em troca de um livro (qualquer publicação – que serão posteriormente encaminhadas às bibliotecas públicas)

A retirada de ingressos acontece a partir de terça-feira, dia 18 de setembro, nos seguintes locais:
- Usina do Gasômetro: Terça e quarta-feira: 9h às 12h e das 14h às 18h.
- Centro Municipal de Cultura, (Av. Érico Verissimo, 307): Terça e quarta-feira: 10h às 20h30.
-Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80): Terça e quarta-feira, das 14h às 22h

*Na data da apresentação, dia 20/09, se disponível – retirada somente na bilheteria do Araújo Vianna, a partir das 13h.

**Limitado a dois ingressos por pessoa (um livro bastará para dois ingressos). Dois livros não dão direito a quatro ingressos.
 

Enviado por CM - Coordenação de Música


Matérias relacionadas no Rocksblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário