sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tierramystica: A América Latina em evidência [Entrevista]

Matéria publicada no site A ilha do Metal
Escrita por Edu Escobar

O Tierramystica, hepteto gaúcho, que mistura heavy metal com influências e instrumentos da música andina, dando uma sonoridade peculiar ao grupo, promete muitas novidades para o ano de 2011. Tivemos o prazer de entrevistar um dos fundadores desse grupo, que sem sombra de dúvida, é uma das grandes revelações do metal nacional. O guitarrista Alexandre Tellini bateu um papo com a gente. Espero que vocês gostem.



A Ilha do Metal - Dia 08/05 o Tierramystica se apresentará juntamente com o vocalista mundialmente conhecido Andre Matos em Porto Alegre, qual a expectativa em relação a esse show? Existe a possibilidade de mais shows com o vocalista?
Alexandre Tellini - Estamos com uma grande expectativa para essa apresentação, temos um grande número de fãs do Tierramystica em Porto Alegre, o "A New Horizon" vendeu muito bem nas lojas aqui da capital, muito bem mesmo! Foi parelho com o Angra e o Iron Maiden pra você ter uma idéia... E já é de praxe ver a galera cantando as músicas da banda nos shows. Faz meio ano acho que não tocamos aqui, o último show foi com o Angra em Dezembro do ano passado se não me engano. Quanto aos shows com o Matos somos suspeitos pra falar... O cara é uma unanimidade dentro da banda. É um amigo de longa data do Chileno e do Fabiano e um admirador do nosso trabalho também. Quem sabe não pintam mais shows por aí?

A Ilha do Metal - Recentemente numa entrevista vocês comentaram que em 2012 o Tierramystica faria tanto uma tour sul-americana, quanto uma tour européia, nos fale mais sobre isso.
Alexandre Tellini - Sim, isso é fato. Vai rolar, não sei com que banda será... Na tour sul-americana seremos headliners junto com outra banda, já na europa  eu não posso dizer exatamente mas tudo indica que faremos juntos com outra banda brasileira. Uma tour sul-americana é nosso maior objetivo pois acreditamos muito na américa latina, o público latino é passional, ama o metal, e diferente do Brasil os outros países latinos valorizam demais a raiz deles... Tomara que logo logo os brasileiros comecem a valorizar mais isso, é isso que buscamos.

A Ilha do Metal - Em relação ao selo japonês vocês já podem adiantar alguma informação? A previsão de lançamento era para o mês de abril, houve algum imprevisto?
Alexandre Tellini - Não não... Está tudo dentro do previsto. A previsão era pra assinarmos em Abril, já analisamos o contrato, assinamos e está tudo ok. As faixas bônus também já estão prontas e agora é só esperar o meio do ano (Junho ou Julho) quando o selo lançará o "A New Horizon". Ainda não vou divulgar o nome do selo por questões contratuais. O fato é que o "A New Horizon" terá uma excelente distribuição mundial. Acho que pegamos a melhor opção para o Tierramystica. Quem estiver curioso pra saber qual é o selo que espere até fim de Maio ou Junho (risos).

A Ilha do Metal - O novo CD já está sendo composto, correto? Vocês podem adiantar alguma novidade sobre o novo trabalho?
Alexandre Tellini - O disco novo já está tomando forma. Quando compusemos o "A New Horizon" eu pensei: Gosto de todas as músicas, compusemos todas em menos de 8 meses e todas possuiam muita alma. Achei que seria quase impossível fazer outro disco com menos de 6 meses e com mais alma ainda... Mas quebrei a cara! A banda está numa fase muito criativa, de forma alguma usaremos os famosos "fillers" (música pra encher o disco) e quem ouviu o "A New Horizon" e se surpreendeu com a identidade da banda que se prepare para o próximo. Nossa identidade está mais evidente ainda e o foco será canalizado para o nosso orgulho latino. Vamos abranger quase toda a américa latina nas letras e também vamos explorar a musicalidade brasileira um pouco mais. A banda está mais madura, teremos uma produção maior, estamos com um grande empresário ao nosso lado, teremos mais tempo pra gravar e as músicas estão  melhores ainda. Mal posso esperar.

A Ilha do Metal - Recentemente foi disponibilizado na internet um vídeo que mostra o grupo durante  A New Horizon Tour 2010. Vocês pretendem mostrar nesses vídeos também o processo de gravação do novo CD?
Alexandre Tellini - Acho que faremos mais uns 3 episódios da "A New Horizon Tour 2010", e sim pretendemos gravar os bastidores dos registros do álbum novo. Temos alguns shows ainda pela frente (e não vamos parar nunca de fazê-los), estamos trabalhando no disco novo, nos vídeos da "A New Horizon Tour 2010" e agora voltando aos ensaios. Correria infernal, o Tierra não pára nunca pois é composto por 7 músicos obstinados a alcançar tudo o que planejamos. Nada pode nos parar.




A Ilha do Metal - As letras das músicas do Tierramystica exaltam a américa latina. Existe a possibilidade concreta desse CD conter uma música em português ou espanhol? 
Alexandre Tellini - Cantar em espanhol é um sonho pra nós, porém o mercado é restrito demais, mas existem chances de fazermos uma versão de algum som do disco em espanhol sim. Danem-se os selos gringos! (risos). Já em português fica complicado, acho que a Spartacvs é uma das pouquíssimas bandas que sabem deixar as letras em português soarem pesadas, quem quiser ouvir metal em português que ouça essa banda. Nesse disco acho que não vamos arriscar o português não, embora no Tierramystica tudo seja possível pois nunca inventamos limitações pra nossa música, música é algo universal e é uma manifestação de liberdade. Nada de rótulos.

A Ilha do Metal - E o clipe que tanto os fãs aguardam, vocês  já escolheram a música do mesmo, ele será gravado ainda esse ano?
Alexandre Tellini -  Pretendemos lançar um vídeo clipe antes do lançamento oficial do CD porém ainda não sabemos ao certo que canção usar.

A Ilha do Metal - A banda irá ser a única representante gaúcha, se não estou enganado, única representante da região sul no Roça in Roll. Qual a expectativa do grupo em tocar nesse festival como banda convidada no próximo dia 24/06?
Alexandre Tellini - A "A New Horizon Tour 2010/2011" já passou pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e pelo Maranhão. Estava faltando Minas Gerais... Acho que um dos shows com o Epica era pra ter sido lá e foi transferido para o Rio de Janeiro, mas por coisas do destino o convite para o Roça acabou rolando e então finalmente vamos passar pelas Minas Gerais. Nossa expectativa é subir no palco e fazer aquilo que todo mundo sabe que o Tierramystica faz: Banguear que nem loucos o show inteiro, tocar com muita garra no palco, exibir nossa musicalidade, nossa mistura, nossa identidade e quebrar tudo batendo no peito e dizendo que somos brasileiros, sul americanos e que acima de tudo amamos a música e o heavy metal.


A Ilha do Metal - Próximos shows.
Alexandre Tellini - Tem um show com o Andre Matos em Porto Alegre dia 08/05 no Bar Opinião, o cara está cantando demais, em grande fase. Nós faremos nosso show também, vamos entrar derrubando tudo e antes teremos a abertura da Phornax que vem se destacando na cena gaúcha. O ingresso tá barato demais... Em torno de R$ 35 pra ver o maior vocalista da história do metal nacional, pra ver o Tierramystica e mais a Phornax.Tem gente que paga R$ 100 pra ver uns showzecos de m... só porque é show de gringo, essa é a hora de mostrar a força do metal nacional. Temos agendado o Ah-Aiá em Timbé do Sul (SC) na semana seguinte dia 14/05 junto com os amigos da Venus Attack e o Roça N´Roll dia 24/06 em Varginha (MG). Porém vai rolar mais coisa entre essas datas com certeza.


A Ilha do Metal - Recado para os fãs do Tierramystica
Alexandre Tellini - Nosso recado é que estamos muito felizes com o carinho de todos que nos mandam e-mails diariamente, que entram em contato com o twitter da banda, orkut, facebook, myspace e etc... Que vão aos shows, que esgotaram o "A New Horizon", que pedem o Tierramystica na sua cidade, na rádio e que sempre nos ajudam na nossa missão de levar o metal latino pro topo. Um grande abraço para todos e viva a América!


Conheça um pouco mais o Tierramystica:

YouTube  
Myspace
Twitter
Comunidade Oficial
Facebook
Reverbnation
Blog Oficial
Blog Show Andre Matos /Tierramystica


Fotos by Isadora Ribeiro 



2 comentários:

  1. melhor banda do brasil; impossivel alguem nos representar melhor la fora... orgulho nacional!!

    ResponderExcluir