quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Phornax : o bom e velho metal não morreu

 

O Rocksblog entrevistou Cristiano Poschi, vocalista da banda de heavy metal gaúcha Phornax, que recentemente lançou o single Silent War na internet.



Rocks - Como surgiu o Phornax?
Cristiano - Podemos dizer que o Phornax surgiu na metade de 2009. Antes disto, eu tinha um projeto de banda com um tecladista e um guitarrista, através deste guitarrista, conheci o Mauricio e outro baixista. Este se pode dizer foi o embrião do Phornax. Depois este guitarrista, o tecladista e o baixista saíram da banda e o Mauricio convidou o Thiago para ingressar ao grupo. Aí sim o Phornax como é hoje iniciou, decidimos então encarar com seriedade e foco e onde surgiu o convite para o Ederson integrar o grupo, precisava de um baixista que comprasse esta idéia de estilo, ou seja, o Heavy Metal, puro, sem rótulos, e o Ederson preencheu estes requisitos muito bem.
Rocks - Quais os planos do Phornax?
Cristiano - Tudo está muito no início, acreditamos que com foco, determinação e empenho tudo é possível. Nossa meta é trabalhar forte para que o nosso som possa cada vez mais ser conhecido e que o pessoal curta cada vez mais nossos sons e bata muita cabeça.
Rocks - Na primeira vez que ouvi “Silent War” pensei no bom e velho metal. Quais são as principais influências da banda?
Cristiano- Este é justamente o estilo que queremos seguir, o bom e velho heavy metal. Nossas influências são muito amplas, cada integrante contribui de uma forma que torna nosso som único. Algumas bandas que nos inspiram são Nevermore, Rage, Iron Maiden entre outras.


Rocks - Como está sendo o processo de gravação do primeiro EP “Silent War”?
Cristiano - Estamos gravando o EP nos estúdios Hurricane e ADG em POA, o Ederson está gravando o baixo no home Studio dele, devido à distância, pois ele mora no interior de SP. As gravações estão sendo um processo bem legal. O EP terá mais três sons, além da Silent War que já colocamos no nosso Myspace. Seguimos a temática do Apocalipse, mas numa visão bem realista, cotidiana mesmo, dos fatos que cercam este tema. Acredito que o pessoal irá curtir muito o resultado final. Depois vamos partir para o nosso primeiro álbum, mas ainda não decidimos a temática do álbum.
Rocks - O Ederson Prado é baixista da Burning Hell, os outros músicos do Phornax tocam em alguma outra banda ou projeto?
Cristiano - Somente o Ederson tem outra banda, no caso a Burning Hell. Eu, o Thiago e o Mauricio não estamos envolvidos em nenhum outro projeto além do Phornax.
Rocks - Fiquei sabendo que vocês abandonaram os covers, comenta um pouco essa decisão?
Cristiano- Bem não abandonamos totalmente os covers (risos). Acreditamos os covers são importantes para o amadurecimento do grupo, mas nossa meta é fazer shows apenas com músicas próprias. Para o nosso primeiro show em Santa Maria, acredito que rolará um ou dois covers, mas isto devido não termos ainda um setlist que preencha um show.

Rocks - Quais os planos da banda para 2011?
Cristiano- Estamos muito focados. Pretendemos lançar o EP agora em Abril, juntamente com o início dos shows, inclusive, como mencionei, temos um show marcado em Santa Maria, dia 16/04, este será nosso primeiro show. Esperamos que o público curta e bata muita cabeça conosco. Nossa idéia ao decorrer deste ano é focar nos shows e nas composições. Sempre levando a bandeira do heavy metal.
Rocks - Para finalizar um recado para os fãs e leitores do Rocks Blog:
Cristiano - Queria agradecer a ti Geraldo e ao Rocksblog pelo espaço e pela oportunidade, aos leitores por acompanharem a entrevista. E também dizer que estamos trabalhando arduamente para que o nosso som tenha energia e seja capaz de fazer os headbangers baterem muita cabeça. O tempo é de união, de apoio a cena, então compareçam aos shows, apóiem de coração a cena, somente assim conseguiremos fortalecer o estilo.
Obrigado, abraços e nos vemos nos shows!


Integrantes:

Cristiano Poschi (vocal)
Thiago Prandini (guitarra) 
Ederson Prado (baixo)


2 comentários:

  1. Quando sai o EP da @Phornax ??? @inesmxc

    ResponderExcluir
  2. Inês,o EP Silent War está sendo finalizado. Estão gravando. Aguarde que vem material de primeira.\0/

    ResponderExcluir